Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
O Linux adota a GPL, uma licença de software livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo, nos termos da licença. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcados.
Mas o sistema funciona em dezenas de outras plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas: Intel, StrongARM, PowerPC, Alpha etc., com grande penetração também em dispositivos embarcados, como handhelds, PVR, videogames e centrais de entretenimento – nos quais há expoentes como o sistema Android, mantido pelo Google.
Referencias :
Como adquirir Linux ?
Hoje temos disponível enumeras formas de adquirir linux a mais simples e pratica e através de dowload de imagem iso disponível nos sites oficiais de cada comunidade linux .
Segue abaixo os principais links para adquirir
- Ubuntu : http://www.ubuntu-br.org/
- Mandriva : http://www.mandriva.com/br/downloads/
- Fedora : http://fedoraproject.org/pt/
- Debian : http://www.debian.org/distrib/
- Linux mint : http://www.linuxmint.com.br/download
Enfim hoje temos uma infinidade de produtos disponíveis no mundo linux,
experimente ainda hoje a tranquilidade de utilizar um software livre .
Nenhum comentário:
Postar um comentário